sexta-feira, 31 de agosto de 2012

SanjoMusic2012


O SanjoMusic2012 será em setembro e será dividido em gêneros Rock, nas categorias Pop Rock e Rock’n’roll, e Sertanejo, dividido em Universitário e Raiz. As bandas/ grupos/duplas que se apresentarão no festival serão escolhidas por uma comissão especializada e cada um receberá premiação de R$ 600.

Nos dias de realização do Festival o público votará para escolha dos cinco primeiros lugares de cada categoria. Cada um deles participará da gravação do CD oficial do evento, e os três primeiros lugares de cada categoria receberão troféus.

A inscrição é gratuita e poderá ser realizada até 31 de agosto de 2011
.

 

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Tratamento de Efluentes





Esta bela imagem mostra um trecho de mata atlantica, na divisa do municipio de São José dos Pinhais com o municipio de Piraquara. Em um típico dia chuvoso. Essa região é cortada pelo rio Itaqui, que desagua no rio Iguaçu, que, como sabemos, atravessa o estado do Paraná e forma o espetáculo que são as Cataratas do Iguaçú.

O bairro Libanópolis é o primeiro a receber as aguas do rio Itaqui,  antes que ele siga seu caminho rumo ao rio Iguaçu. É nosso dever preservar o rio e a mata que o proteje.

A Conpanhia de Saneamento Básico do Estado do Paraná, responsável pela captação e tratamento dos efluentes domésticos, não tem cobertura total sobre as residencias do bairro libanópolis, de forma que, direta ou indiretamente, muitas casas ainda lançam seu esgoto a céu aberto e o mesmo acaba indo para o rio. Sabemos que este é um aspecto negativo presente no nosso bairro, e com certeza não concordamos com esta condição. 

Os motivos que impedem que o poder público resolva este problema são alheios a nossa vontade, fato que nos obriga a elaborar soluções alternativas, uma vez que o problema do esgoto é um conhecido causador de doenças, e ambiente adequado para proliferação de pragas como insetos e ratos.

Muitas pesquisa e um grande trabalho vem sendo desenvolvido no sentido de solucionar problemas com descarte de lixo e tratamento de esgoto em regiões que não são alcançadas por este serviço, algumas universidades trabalham em projetos e técnicas que visam tratar o esgoto doméstico reduzindo e até eliminando o seu impacto ao meio ambiente. São projetos de Fossas Sépticas, estações de tratamento domésticas e outras iniciativas, sempre com foco na qualidade de vida e do meio ambiente das comunidades.

É importante que estejamos informados sobre a forma com que nosso esgoto deve ser tratado. Os efeitos do não tratamento do esgoto são sentidos pelos próprios moradores na forma de doenças e pragas.

Não é preciso muita pesquisa, para se encontrar na internet soluções o tratamento de efluentes domésticos, com custo acessível e baixa complexidade.


Abaixo segue um link de apostila bastante interessante desenvolvida por um grupo de professores paranenses mostra como elaborar um sistema de tratamento de baixo custo e bastante adaptável ao ambiente.


http://www.fecilcam.br/editora/arquivos/estacoes_tratamento_esgoto.pdf

Até mais.






segunda-feira, 6 de agosto de 2012

10ª. Festa do Vinho e a 10ª. Mostra de Folclore

 Se você ainda está se sentindo castigado pelo frio do frio do inverno, chegou a hora de se aquecer com um bom vinho regional e uma festa bastante animada.  A 10ª Festa do Vinho, que conta com diversas atrações, mostra da cultura e culinária dos imigrantes, além dos artistas convidados, que tornam o evento ainda mais interessante. Aproveite para conhecer mais sobre a nossa região e nossos vizinhos.

No site "Caminho do Vinho" você conhece mais a respeito do histórico e das atividades turísticas na nossa região:

http://www.sjp.pr.gov.br/caminhodovinho/


 *Texto extraido do site da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais 
(http://www.sjp.pr.gov.br/noticias/sao-jose-dos-pinhais-recebe-10%C2%AA-festa-do-vinho-nos-dias-11-e-12-de-agosto)



São José dos Pinhais receberá a 10ª. Festa do Vinho e a 10ª. Mostra de Folclore nos dias 11 e 12 de agosto, no Caminho do Vinho-Colônia Mergulhão. O evento reafirma a parceria entre a Associação Caminho do Vinho Colônia Mergulhão – ACAVIM e Prefeitura Municipal, que ajuda a organizar o evento com a coordenação da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo e o apoio das demais secre

tarias municipais, Guarda Municipal, Polícia Militar e setores ligados.

São José dos Pinhais fornece um roteiro de Turismo Rural composto por mais de 35 empreendimentos da Colônia Mergulhão, que atendem

aos visitantes e turistas o ano todo e integram a Associação Caminho do Vinho – Colônia Mergulhão (ACAVIM). O roteiro foi um dos dois circuitos de turismo do Paraná selecionados pelos ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Turismo (MTur) e pelo Sebrae para receberem apoio para promoção e comercialização com vistas à Copa do Mundo de 2014.
Na Festa do Vinho, além dos tradicionais vinhos artesanais e produtos coloniais da região, estarão sendo comercializados na praça de alimentação bolos, geleias, salgados, conservas, porções, macarronada, risoto e outros pratos dos cafés coloniais, restaurantes e chácaras da região.
Uma das maiores atrações é a polenta de 10 metros – um para cada ano em que a festa foi realizada.
A estimativa é que 20 mil pessoas passem pelo evento, que se tornou um dos maiores do Município, atraindo público diversificado e ordeiro, que aprecia o vinho, produtos coloniais, encontro com amigos e valoriza o resgate e preservação da cultura viva nos Grupos Folclóricos, com atrações para toda a família. Um enredo que transformou a festa em evento turístico, que exibirá a gastronomia, música, cultura e folclore de origem italiana.
“Nossa parceria com a ACAVIM sempre rendem, e estaremos dando todo o suporte necessário aos organizadores, pois se trata de um dos principais roteiros turísticos do Paraná”, falou o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, José Roberto de Oliveira Alves.
Haverá linha de ônibus especial, com saída do Terminal Central de São José dos Pinhais durante os dois dias do evento.
No Sábado 11/08 o ônibus sai do terminal a partir das 15h00 a 22h00 de hora em hora e da Festa do Vinho para o terminal Central a partir das 15h30 a 00h30.
No Domingo 12/08 o ônibus sai do terminal a partir das 11h00 a 18h00 de hora em hora e da Festa do Vinho para o terminal Central a partir das 11h30 a 20:30.
Endereço: Rua Júlio César Setanareski, esquina com Rua Luiz Grochoski na cidade de SJP.
Programação
Sábado-11/08
14h00: Abertura da Festa
  • Bingo da Melhor Idade
  • Show com Quarteto Allegri Musicanti
  • Polenta de 10 metros-degustação
  • Mostra de Folclore-Parte 1
  • Show com Luiz Guilherme & Eduardo
  • Show Álvaro e Daniel
  • Show-baile com Grupo Candieiro
00h00: Fechamento da Entrada
01h00: Encerramento da noite

Domingo-12/08
10h00: Santa Missa em Italiano (Capela N. Sra. Da Imaculada Conceição).
*Coral Italiano Belvedere (Colônia Mergulhão)
11h00: Abertura da Festa
* Show com Quarteto Allegri Musicanti
* Mostra de Folclore – Parte III
* Show com Guatupê e Guaratuba
* Show com Ragazzi Dei Monti
*Show com Star Beetles
* Show com Letícia & Camila
* Show com Gilberto & Gilmar
20h30: Fechamento da Entrada
21h30: Encerramento do dia



10th. Wine Festival and the 10th. Folklore Show

 If you're still feeling battered by the cold of winter, it's time to warm up with a good regional wine and a very lively party. The 10th Wine Festival, which has many attractions, shows the culture and cuisine of immigrants, in addition to guest artists, who make the event even more interesting. Take the opportunity to learn more about our region and our neighbors.

On the website "Road of Wine" you know more about the historical and tourist activities in our region:

http://www.sjp.pr.gov.br/caminhodovinho/

 * Text extracted from the site of the City of São José dos Pinhais


Pinhais receive the 10th. Wine Festival and the 10th. Folklore Show on 11 and 12 August, the Wine Way Mergulhão Cologne. The event reaffirms the partnership between the Association of Wine Colony Way Mergulhão - ACAVIM and City Hall, which helps organize the event coordinated by the Municipal Department of Industry, Trade and Tourism and the support of other secretory

nity councils, the Municipal Guard, Military Police and related industries.

Pinhais provides a roadmap of Rural Tourism comprises more than 35 projects of the Mergulhão Cologne, serving

visitors and tourists throughout the year and part of the Wine Road Association - Cologne Mergulhão (ACAVIM). The script was one of two touring circuits Paraná selected by the ministries of Agrarian Development (MDA) Tourism (Tourism Ministry) and the Sebrae for support for promotion and marketing with a view to the World Cup 2014.
At the Wine Festival, besides the traditional colonial craft wines and products in the region, are being marketed in the food cakes, jellies, salted, canned, chunks, pasta, risotto and other dishes of the colonial cafés, restaurants and farms in the region.
One of the biggest attractions is the polenta for 10 meters - one for each year that the party was held.
It is estimated that 20,000 people pass through the event, which became one of the largest in the city, attracting diverse audience and orderly, who enjoys wine, colonial products, meeting with friends and appreciates the rescue and preservation of the living culture in Folklore Groups, with attractions for the whole family. A plot that turned the party in tourist event, which will display the cuisine, music, culture and folklore of Italian origin.
"Our partnership with ACAVIM always render, and we will be giving all the necessary support to the organizers, because it is one of the main tourist routes of Parana," said the municipal secretary of Industry, Commerce and Tourism Jose Roberto de Oliveira Alves.
There will be special bus line, leaving the Central Terminal during the two day event.
On Saturday 11/08 the bus leaves the terminal from 15:00 to 22:00 every hour and Wine Festival for the Central Terminal from 15h30 to 00h30.
On Sunday 12/08 the bus leaves the terminal from 11.00 to 18.00  Wine Festival for the Central Terminal from 11:30 to 20:30.
Address: Julio Caesar Setanareski, corner of Rua Luiz Grochoski in the city of SJP.
Programming
Sábado-11/08
14h00: Opening of the Festival

    Bingo's Golden Age
    Show with Quartet Allegri Musicanti
    Polenta 10-meter (tasting)
    Folklore Show-Part 1
    Show Luiz Guilherme & Eduardo
    Show Alvaro and Daniel
    Show-dance with Group Candieiro

00h00: Closing Input
1:00 a.m.: Closing Night

Domingo-12/08
10:00 am: Mass in Italian (Chapel Our Lady Of Immaculate Conception).
* Coral Italian Belvedere (Cologne Mergulhão)
11h00: Opening of the Festival
* Show with Allegri Quartet Musicanti
* Folklore Show - Part III
* Show with Guatupê and Guaratuba
* Show with Ragazzi Dei Monti
* Show with Star Beetles
* Show with Leticia & Camila
* Show with Gilberto & Gilmar
20h30: Closing Input
21h30: Closing of the day

Como você se alimenta ?

Como você se alimenta?

Uma característica do bairro Libanópolis, como ja foi mencionado, é o isolamento geográfico, ou seja, a distância da nossa comunidade em relação aos lugares onde se pode comprar e vender, ou ter acesso a seriços. Esta condição obviamente acarreta em efeitos diversos, e um deles, eu gostaria de mencionar hoje, é a dificuldade de acesso a alimentos frescos. Hoje contamos com dois pequenos mercados, que atendem as nossas necessidades mais básicas de alimentos; temos acesso a alguma variedade de alimentos congelados como carners e frios. mas o mercado é formado pela demanda de consumo, em um bairro pequeno, não se pode sustentar uma variedade de produtos, e menos ainda, a manutenção de alimentos perecíveis e de consumo imediato. A maioria das pessoas costuma comprar suas provisões no mercado do bairro vizinho, ou ainda, nos mercados do centro de Curitiba ou de São José dos Pinhais. principalmente devido ao preço mais acessível dos produtos nas grandes redes.


Tanto a opção de comprar nossos alimentos no mercado local, quanto fazer uma grande compra de alimentos todo mês, limita o nosso acesso a frutas e verduras frescas, o que não é um uma boa notícia, pois sabemos que a diversidade de verduras e legumes na alimetação é uma necessidade do ser humano para uma vida saudável.

Pensando nisso, estamos colocando aqui algumas sugestões que, além de contribuir para nossa melhor alimentação,  se baseia em bons conceitos de sustentabilidade e desenvolvimento.

Através deste link, voce pode conferir algumas dicas para o cultivo de diversas hortaliças no quintal da sua casa.

http://www.bioneem.com.br/nocoes-basicas-de-uma-horta-domestica-POR-DAZIO-VILELA.pdf

O frio pode ser um inconveniente neste empreendimento, talvez você quira se informar a respeito de técnicas para  controle da temperatura, há um blog informativo bastante interessante, que ensina até mesmo a construir uma estufa caseira.

http://estufacaseira.blogspot.com.br/2010/03/como-construir-sua-propria-estufa.html

Outra alternativa é o programa da prefeitura municipal que troca material reciclável por verduras, Mais informações no site da Prefeitura Municipal.

www.sjp.pr.gov.br










Até mais.




How do you eat?
A feature of the neighborhood Libanópolis, as already mentioned, is the geographical isolation, ie, the distance of our community in relation to the places where you can buy and sell, or have access to services. This condition obviously leads to different effects, and one of them, I would like to mention today is the difficulty of access to fresh food. Today we have two small markets that meet our most basic needs of food, we have access to a variety of frozen foods and colds. but the market is formed by consumer demand, in a small neighborhood, we can not sustain a variety of products, and much less maintenance and perishable food for immediate consumption. Most people usually buy their supplies on the market in a neighboring district, or in markets in the center of Curitiba or São José dos  Pinhais. mainly due to lower price of products in large networks.
Both the option to buy our food in the local market, as making a major purchase of food every month, limits our access to fresh fruits and vegetables, which is not a good news, because we know that the diversity of vegetables in alimetação is a human need for a healthy life.
Thinking about it, we are putting here are some suggestions that, in addition to contributing to our better food, based on good concepts of sustainability and development.
Through this link, you can check out some tips for growing various vegetables in the backyard of his house.
http://www.bioneem.com.br/nocoes-basicas-de-uma-horta-domestica-POR-DAZIO-VILELA.pdf
The cold can be a drawback in this venture, you may want to inform themselves about techniques for temperature control, there is a very interesting informative blog that teaches even to build a homemade greenhouse.
http://estufacaseira.blogspot.com.br/2010/03/como-construir-sua-propria-estufa.html
Another alternative is the program of municipal government trading recyclable material for vegetables, More information at City Hall.
www.sjp.pr.gov.br


See you later