sexta-feira, 27 de julho de 2012

Um bairro para os ciclistas

Pedalar sempre foi uma atitude recomendável para todas as pessoas, o exercício aliado a comodidade em pequenos trechos e o cada vez mais bem vindo apelo para a sustentabilidade e o meio ambiente fazem da bicicleta uma alternativa cheia de vantagens.


No caso do bairro Libanópolis, existem mais alguns motivos para se considerar este meio de transporte. Somos um bairro pequeno, isolado geograficamente das regiões centrais e até mesmo dos bairros adjacentes; A distância entre o bairro onde vivemos e o centro comercial mais próximo (onde se pode comprar, vender e ter acesso a serviços básicos) é razoável, mas o trecho é relativamente plano favorencendo o percurso para o ciclista.

Como ja foi dito neste blog, moramos ao lado de uma importante rodovia, a BR 277 malha viária que alimenta um dos principais portos do país, em Paranaguá. O tráfego de caminhões é intenso e da mesma forma, carros de passeio utilizam a rodovia com destino às praias e a região litorânea do Paraná. Esses fatores fazem com que a rodovia que é nossa principal ligação com toda a região de curitiba se torne um trajeto perigoso. Este aspecto se torna ainda mais grave se considera-mos a topografia da região: Quem retorna do litoral pela rodovia, sobe a serra enfrentando condições muito adversas como o grande número de curvas e a intensidade das mesmas, além da forte neblina, que com frequencia, toma a região da serra. O resultado dessa soma de condições é um motorista que chega bastante tenso ao planalto de curitiba, e logo na chegada, após o pedágio, encontra uma via totalmente diferente, um trecho de pista plano e totalmente reto, um convite ao abuso de velocidade. "Ja enfrentei a serra e nada aconteceu, não vai ser agora", é o que pensa o motorista, enquanto acelera.

É fato, que pedalar em uma rodovia é perigoso, é fato que recentemente um ciclista experiente perdeu a vida  enquanto pedalava bem próximo ao nosso bairro. É fato também, que a concessionária da rodovia já deu sinais de que não aprova a utilizaçãodo acostamento pelos ciclistas, e nesse ponto, você se pergunta: vale mesmo a pena correr o risco?

Essa é uma reflexão que cabe a cada um; é importante que você esteja seguro das condições antes de fazer qualquer coisa; Algo que deve ficar claro, é que pedalar em rodovias é um direito do ciclista, previsto no Código de Transito Brasileiro, como sabemos, a aplicação de leis no Brasil está lonje daquilo que desejamos, por isso, o bom senso ainda deve prevalecer quando se trata de dividir espaço com outros meios de transporte.

Pense com carinho na idéia de se deslocar utilizando a bicicleta, procure conhecer  as iniciativas de defesa deste meio de transporte, com certeza vale a pena defender essa causa.

Se você já utiliza a bicicleta, conheca os sites voltados para essa modalidade, eles com certeza trazem informações preciosas.

O site www.vadebike.org tem informações bem organizadas e pode ajudar bastante tanto os iniciantes quanto os mais experientes no ciclismo. Consulte a página  http://vadebike.org/2004/09/dicas-para-o-ciclista-urbano/, que traz orientações de segurança para pedalar em meio aos carros, pedestres, onibus e todo o trânsito maluco que conhecemos.

Através do site www.bicicletadacuritiba.org você conhece as iniciativas dos ciclistas e cicloativistas na região de curitiba, além de opiniões e manifestos sobre políticas e direitos daqueles que utilizam transporte alternativo.

Contribua com a sua opinião sobre este assunto.

Até mais.



Cycling has always been an attitude recommended for all people, exercise combined with praticity in small tracks and the even more welcome goal for sustainability and environment make the bike an alternative with a lot of advantages.
In the case of Libanópolis neighborhood, there are some more reasons to consider this means of transport. We are a neighborhood small, geographically isolated from the central regions and even the adjacent neighborhoods; The distance between the neighborhood where we live and the nearest trade center (where you can buy, sell and have access to basic services) is reasonable, but the track is relatively flat, a good  route for cyclists.
As has been said in this blog, we live next to a major highway, the BR 277 highway, that feeds one of the main national ports, in Paranaguá. The truck traffic is intense and similarly, passenger cars using the highway bound for the beaches and the coastal region of Paraná. These factors make the highway which is our main link to the entire region of Curitiba become a dangerous path, and this becomes even more serious if we consider the topography of the region: Who returns for the coast highway, climbs the mountain facing very adverse conditions such as the large number of curves and the intensity of them, besides the heavy fog that frequently, comes to the region's hills. The result of this sum of conditions is a driver who gets very stressed at the Curitiba plateau, and upon arrival, after the toll, is a totally different route, a stretch of track completely flat and straight, an invitation to excess speed. "I Already faced the mountain and nothing happened, will not be now," is what thinks the driver while speeding.
It is a fact that cycling on a highway is dangerous, is a fact that actually an experienced cyclist who recently lost his life while riding very close to our neighborhood. It is true also that the administrator of the highway has already indicated it would not approve the use of highway sides for cyclers, and at that point, you wonder: is it really worth the risk?
This is a reflection that it is for each one, it is important that you are sure of the terms before doing anything, one thing should be clear, is that cycling on roads is a cyclist's right, according Brazilian Transit Code, as we know the application of laws in Brazil not works the way we want, so the common sense should still prevail when it comes to sharing space with other modes of transport.
Think fondly on the idea of ​​using the bike to move yourself, get to know about the defense events for this means of transport, surely worth defending this cause.
If you already use the bike, learn about the sites targeted for this modality, they would bring valuable information.
The site www.vadebike.org well have organized information and can greatly help both beginners and more experienced in cycling. See page http://vadebike.org/2004/09/dicas-para-o-ciclista-urbano/ that brings safety guidelines for riding in between cars, pedestrians, buses and all the crazy traffic we know.
Through the site www.bicicletadacuritiba.org  you know activities and cyclists in the region of Curitiba, as well as opinions and manifestos on political rights from those who use alternative transportation.
Contribute your opinion on this subject.
See you.






Nenhum comentário:

Postar um comentário